quinta-feira, 24 de março de 2011

Plebiscito

                                                                            A sena a baixo passasse em  1980

Em uma sala perto de uma lareira  havia um homem sentado em sua cadeira de balanço, farto de um jantar , enquanto sua esposa  cantava alegremente limpando uma gaiola de passarinho ,
Neste momento  seu filho  desce  as escadas em direção ao pai , com intenção de perguntar algo .
Filho :
_ Pai , Pai o que é plebiscito ?
O pai vendo o chegada do filho fingiu dormir .
Sua esposa vendo o fato diz:                                                                                                                                                                     
 _ marido acorde seu filho lhe fez uma pergunta !!!
Marido :
 _ A me deixe dormir pergunte  a sua mãe :
Mãe
 _Marido não me admira não saber oque é plebiscito pois eu também não sei .
Marido:
         _Mas quem disse que eu não sei o que é  ?
Esposa :
    _ entao diga o que é .
Marido :
 _ não direi pois não quero desmoralizala em presença de teus filhos !!!
Entao ele sobiu as escades e foi para seu quarto ,
Onde achou exatamente o que precisava , um dicionario e uma confortalvel cadeira .
Entao a esposa chamou o marido para que descece pra ficar com sua familia ele desceu !
Esposa :
 _ marido nos revele o misterio de plebiscito.
Marido :
  _ Plebiscito é uma lei romana ! mais um estrangerismo no brasil .

quarta-feira, 2 de março de 2011

Lima Barreto


Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro a 13 de maio de 1881 e morreu na mesma cidade a 1.° de novembro de 1922. Filho de um tipógrafo da Imprensa Nacional e de uma professora pública, era mestiço de nascença e foi iniciado nos estudos pela própria mãe, que perdeu aos 7 anos de idade.
Fez seus primeiros estudos e, pela mão de seu padrinho de batismo, o Visconde de Ouro Preto, ministro do Império, completou-os no Ginásio Nacional (Pedro II), entrando em 1897 para a Escola politécnica, pretendendo ser engenheiro. Teve, porém, de abandonar o curso para assumir a chefia e o sustento da família, devido ao enlouquecimento do pai, em 1902, almoxarife da Colônia de Alienados da Ilha do Governador. Nesse ano, estréia na imprensa estudantil. A família muda-se para o subúrbio do Rio de Janeiro, Engenho de Dentro, onde o futuro escritor resolve candidatar-se a um cargo vago na Secretaria da Guerra, mediante concurso público, tendo passado em 2.° lugar e ocupado a vaga, por desistência do 1.° colocado, 1903


Joaquim Maria Machado de Assis (1839 - 1908), escritor carioca, brasileiro. Considerado o pai do realismo no Brasil, escreveu Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba e vários livros de contos, entre eles, Papéis Avulsos, no qual se encontra o conto O Alienista, no qual discute a loucura. Também escreveu poesia e foi um ativo crítico literário, além de ser um dos criadores da crônica no país. Foi o fundador da Academia Brasileira de Letras

Aluísio Azevedo Biografia




Aluísio Azevedo (1857-1913)
Aluísio Tancredo Gonçalves Azevedo nasceu a 14 de abril de 1857 em São Luís, capital do Maranhão. Após cursar as primeiras letras no "Liceu Maranhense", foi para o Rio de Janeiro estudar arte na Academia Belas Artes.

Após conhecer o cotidiano e a vida política carioca, passou a trabalhar como chargista em alguns jornais da cidade. Por causa da morte do seu pai em 1878, Aluísio Azevedo retornou a São Luís para tomar conta da família.

Arthur Azevedo Biografia

Arthur Azevedo ( 1855-1908 ) , irmão do também escritor Aluisio Azevedo , é considerado o grande autor de comédias para teatro do século passado .  Suas peças , maliciosas e sarcásticas , criticavam principalmente a sociedade carioca  e a  política da época .
   Além de peças ,escreveu pequenos contos de humor , como os que você irá ler .
   Junto com Machado de Assis , de quem foi chefe do ministério da Agricultura , fundou a Academia Brasileira de Letras em 1896.

Quem sou eu !!!

Eu me chamo Ana Carolina tenho 12 anos 
estudo no Colégio Oliveira Telles , sou do 18AB(oitavo ano B) . Moro em Guaianases,
São Paulo.








assi:Ana